Clickbait: 3 Razões Para Você Não Usar Na Sua Estratégia

Clickbait: 3 Razões Para Você Não Usar Na Sua Estratégia

Está curioso em saber o que é o Clickbait e como ele pode interferir na sua estratégia de marketing?

Se você já se deparou na internet com títulos sensacionalistas prometendo resolver problemas com um passe de mágica, essa é uma ação evidente de Clickbait.

Na prática, o Clickbait atrai o visitante com uma promessa irresistível sem o compromisso de cumpri-la.

Essa estratégia polêmica é muito utilizada no mercado digital, porém produz consequências negativas para o empreendedor que a utiliza e para o usuário que sofre a ação.

Pensando nesse cenário o artigo de hoje traz 3 razões para você não utilizar o Clickbait na sua estratégia de marketing.

Vamos conhecer mais sobre o Clickbait?

O Que É Clickbait?

Clickbait é um termo em inglês que em uma tradução livre significa “caça cliques” ou “isca de cliques”.

Clickbait é uma estratégia de marketing digital que utiliza títulos sensacionalistas com o objetivo de aumentar o número de acessos de um site.

Os conteúdos que utilizam a estratégia de Clickbait servem apenas de isca para potencializar o crescimento do número de acessos.

É comum esse tipo de conteúdo não entregar o prometido, por isso, essa estratégia é considerada mal intencionada.

Clickbait: Veja Os Modelos Mais Usados Na Internet

Conteúdos Com Dados Mentirosos

Nesse modelo de Clickbait se encontram as Fake News (notícias falsas) que exibem dados mentirosos e conteúdos enganosos com o objetivo de escandalizar e gerar engajamento elevado entre o público.

E existem também os modelos de conteúdos com dados mentirosos nos títulos com o objetivo exclusivo de gerar cliques.

Conteúdos Com Dados Replicados

Esse modelo de Clickbait é muito usado na internet. Ele costuma atrair o interessado com títulos verdadeiros, porém entrega conteúdos que são cópias de outros sites ou blogs.

Além de trapacear e enganar o público quem faz uso dessa prática comete plágio, infringindo o direito autoral.

Conteúdo Com Dados Exagerados

É frequente esse modelo de Clickbait utilizar páginas de vendas e negócios digitais para atrair cliques com termos como: “a única solução”, “a melhor”, “o maior”. A intenção desse modelo é passar autoridade e gerar tráfego.

Geralmente o que é acessado após o clique são informações superficiais que nem de longe cumprem com o prometido.

Clickbait: 3 Razões Para Você Não Usar Na Sua Estratégia

Você Estará Faltando Com A Verdade Com O Seu Público

O marketing digital tem como premissa a produção e a entrega de conteúdos de valor.

A proposta de solucionar problemas do dia a dia dos mais simples até os mais complexos faz parte de uma estratégia de relacionamento e de vendas.

Usar uma estratégia como Clickbait, baseada em mentiras ou em conteúdos imprecisos para atrair um público visando unicamente o tráfego massivo para um site é antiético, além de ser desprezível.

Faltar com a verdade com o público entregando conteúdo que não cumpre o prometido é o caminho rápido para “queimar” a reputação de uma marca.

Os Resultados Não Se Mantêm Com O Tempo

As pessoas que adotam a estratégia do Clickbait para o seu negócio, no início podem até achar que são vitoriosas com tantos acessos no seu canal do Youtube ou site, por exemplo.

Mas logo que a audiência observa que o site ou canal está usando Clickbait, a tendência é uma queda no volume de acessos comprometendo a reputação do site ou canal.

Mais uma evidência de que a estratégia de Clickbait não compensa, pois de nada adianta ter um volume grande de acessos se os visitantes não se mantêm no site e nem se convertem em leads.

Risco De Perder Futuros Clientes

Uma estratégia digital para ser bem sucedida considera a experiência do usuário desde o primeiro acesso até a finalização da compra.

Uma estratégia séria tem sempre como prioridade a satisfação do cliente.

Portanto, o visitante de um site ou canal do Youtube ao se deparar com o Clickbait se sente ludibriado e certamente vinculará o negócio a uma experiência negativa.

E quando isso ocorre, novas oportunidades de negócio são eliminadas e o risco de perder futuros clientes é certo!

Espero que você tenha gostado do artigo e percebido que o Clickbait é uma estratégia perigosa o suficiente para colocar em risco a reputação e a sobrevivência do seu negócio.

A satisfação do cliente e a construção de conteúdos relevantes ainda são a melhor estratégia.

Bons negócios!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *