Cliente ideal: como encontrá-lo?

Cliente ideal: como encontrá-lo?

Afinal, como encontrar o cliente ideal para a sua estratégia de marketing digital?

O cliente ideal nada mais é do que uma persona do público comprador do seu produto/serviço. No final, trata-se da definição das características mais importantes que seus clientes possuem em comum, de forma que seja possível se aproximar deles e criar produtos/serviços que se adaptem as suas necessidades.

Sendo assim, é um passo ideal para todo negócio que deseja prosperar, seja no meio físico ou digital.

Pensando nisso e sabendo como a maioria das pessoas ficam perdidas nesse ponto importante, resolvi trazer nesse artigo algumas dicas para definir o seu cliente ideal sem problemas.

Cliente ideal: 5 dicas simples para encontrá-lo

O cliente ideal do seu negócio sempre deve bater com as características abaixo.

1 – Tem um problema que seu negócio resolve

Obviamente, para poder ser útil, seu negócio precisa resolver alguma dor ou problema que seu cliente ideal sofre. Mas, não basta ser genérico, quanto mais específico for, mais nichado será seu público-alvo ideal.

Então, dessa forma, principalmente no marketing digital, a ideia de procurar uma dor para depois criar um produto é muito bem aceita e usada. Faça o teste você mesmo, caso não encontre um público para o produto que tem em mente, procura um público que precisa de um novo produto.

2 – Tem consciência do problema (ou não)

Se o seu cliente ideal já reconhece que tem um problema, que ótimo. Caso contrário, é válido usar o marketing de conteúdo para educá-lo e mostrar que ele sofre com algo que possui solução.

Nem sempre as pessoas estão conscientes de seus problemas, então não custa nada se esforçar para abrir os olhos dessa pessoa.

3 – A solução do problema é algo importante

Muitas vezes tentamos vender para pessoas que não estão prontas para receberem uma oferta. Esse é um grande erro que muita gente comete por questões de ansiedade e nervosismo.

Sendo assim, seu cliente ideal precisa querer uma solução para aquele problema. E, caso ele ainda não queira, também é válido educá-lo para que ele note que pode sim resolver tal coisa.

4 – Possui capital para pagar pela solução

Outro erro cometido por muitos iniciantes é tentar vender para quem não pode pagar.

Dessa forma, a frustração vem por meio de cada tentativa falha. E isso acaba com qualquer estratégia.

Então, é válido lembrar de direcionar seus esforços de marketing para um público-alvo que possa pagar pelo seu produto/serviço.

5 – Consegue entender seu produto/serviço

Vamos supor que seu produto seja algo mais tecnológico que visa resolver um problema de pessoas idosas, ou seja, de um público-alvo que não está acostumado com tecnologia.

E necessário pensar nesses detalhes antes da venda. Talvez, nesse caso, seja mais eficaz vender para um parente que cuida desse possível consumidor.

.
.
.

Essas foram 5 dicas básicas para você encontrar seu cliente ideal. Com isso, basta colocar em prática para finalmente montar sua estratégia digital com mais precisão.
E você, já encontrou o seu cliente ideal?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *