Google Analytics: uma importante ferramenta para o seu negócio

Google Analytics: uma importante ferramenta para o seu negócio

O Google Analytics é considerada por muitos a maior ferramenta de análise da web, usada pelos mais variados sites como meio principal para obtenção e análise de estatísticas, tais informações que são vitais em qualquer site.

E o melhor: o Google Analytics é totalmente gratuito!.

Com um enorme potencial e utilidade, a ferramenta é bastante completa, tanto que é a líder do mercado.

O segredo por trás da análise desses dados, está nos detalhes fornecidos que permitem analisar com muita precisão o comportamento dos seus visitantes.

Dessa forma, é possível elaborar suas estratégias pensando na experiência do usuário, além de estar sempre atento a pequenos detalhes que possam estar causando problemas.

Com isso em mente, vamos entender melhor como o Google Analytics é uma ferramenta de grande importância para o seu projeto online.

Afinal, pra que serve o Google Analytics?

Como você já deve ter entendido, usar uma ferramenta de análise da web é o diferencial entre estar absolutamente cego e poder ver os problemas e oportunidades em seu site, para assim conseguir tomar as melhores decisões.

A melhor maneira de entender como esses dados podem ser úteis, é olhando o básico que o Google Analytics pode oferecer.

Número de usuários que visitam seu site

Bem simples de ser compreendida, essa estatística mostra as sessões do Google Analytics e mede o número de usuários diferentes que visitaram seu blog em um determinado período.

Número médio de páginas que cada usuário visita

Um visitante pode não acessar somente uma página do seu site. E para isso serve esse dado. Essa métrica mede o número médio de páginas que um usuário visita, ou seja, dessa forma é possível deduzir informações muito interessantes.

Por exemplo, se você faz uma boa linkagem entre seus artigos e essa métrica está crescendo, isso significa que sua estratégia está funcionando.

Quanto tempo os usuários gastam em seu site

De nada adianta postar conteúdos constantemente se ninguém para para ler aquilo. Por isso, essa é uma métrica que traz muitas informações importantes sobre a qualidade do seu conteúdo, da otimização do seu site, da exeperiência de úsuario, etc.

Taxa de rejeição

A taxa de rejeição é uma das métricas mais incompreendidas pelos donos de sites. De forma resumida, ela mede a porcentagem de visitantes que saem do seu site em poucos segundos, quase que imediatamente.

Ter uma alta taxa de rejeição pode indicar que seu site está lento, que o conteúdo não está bom ou que sua estratégia de tráfego não está alcançando o público-alvo correto.

Quais páginas são as mais visitadas

Acontece muitas vezes de um determinado conteúdo ter uma performance muito melhor que os demais. Quando isso acontece, é válido voltar sua atenção para esse conteúdo que teve melhores resultados para aprender com ele, melhorar sua estratégia e usá-lo para gerar mais tráfego em todo o seu site.

.
.
.

Essas são só algumas das métricas mais importantes do Google Analytics. A ferramenta tem possibilidades praticamente infinitas que permitem uma análise minuciosa do desempenho do seu site.

Ainda não usa o Google Analytics? Não perca mais tempo e crie logo a sua conta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *