5 dicas para melhorar a concentração

5 dicas para melhorar a concentração

Você sabe como melhorar a concentração?

No mundo em que vivemos é muito difícil se manter concentrado em algo por muito tempo, mesmo sendo uma tarefa importante.

As notificações no celular, a tentação de abrir o Facebook ou Instagram, assistir um vídeo no Youtube, responder suas mensagens no WhatsApp… Com tantos meios de ficar antenado se torna quase impossível se concentrar.

Não é preciso recorrer a nenhum estudo científico para isso, basta olhar ao seu redor e observar sua rotina. A maioria dos brasileiros checa o celular exageradamente.

Em meio a tantas distrações, quem realmente quer melhorar a concentração tem que passar por muitos obstáculos.

Mas, não é impossível. Pensando nisso, resolvi separar algumas dicas para você que deseja ser uma pessoa mais concentrada.

1 – Faça exercícios físicos para melhorar a concentração

De acordo com um artigo do The Guardian, várias pesquisas já comprovaram que a prática de exercícios físicos influencia diretamente o cérebro.

As pesquisas ainda mostraram que intercalar 20 minutos de exercícios aeróbicos com estudos ajuda a melhorar a concentração do aluno.

Por outro lado, ao praticar 10 minutos de atividades de coordenação lúdica o aluno pode melhorar o seu desempenho geral na escolha.

Sendo assim, você só precisa escolher qual é o seu esporte favorito, se preparar e começar a praticar.

2 – Evite ser multitarefas para melhorar a concentração

Jean-Philippe Lachaux, um pesquisador do Laboratório de Pesquisas Cognitivas do Inserm (Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica) em Lyon, na França, acabou com o mito de que tentar ser multitarefas é algo benéfico.

Se esforçar para prestar atenção em duas coisas ao mesmo tempo é negativo e atrapalha a concentração.

Pensando nisso, você precisa se focar no que é realmente importante.

Organize suas tarefas diárias por ordem de prioridade e só passe para a seguinte ao terminá-las. Isso lhe ajudará a se concentrar no que é mais importante, sempre mantendo a qualidade em todas elas.

3 – Liste suas tarefas para melhorar a concentração

Como dito no tópico anterior, listar suas tarefas ajuda a manter o foco. Esse é um passo básico para quem deseja se eficaz no seu dia a dia.

Você pode começar com o papel e caneta mesmo, o importante é se organizar. Mas, para ser mais efetivo, o ideal seria optar por aplicativos no seu celular, já que ele sempre está com você.

Além disso, listar suas tarefas lhe dá a sensação de “dever cumprido”. Conforme você for concluindo seus afazeres, não se esqueça de finalizá-los no seu aplicativo ou riscá-los na sua lista em papel, pois isso mostrará o quanto você foi produtivo.

4 – Use a meditação para melhorar a concentração

Todo mundo já sabe que a meditação é uma prática milenar oriental que vem ganhando cada vez mais destaque no mundo ocidental.

Isso acontece porque a correria da rotina tem nos tornado cada vez mais estressados, ansiosos, depressivos, etc. Sendo assim, a meditação vem como uma forma de lidar com esses problemas concentrando em si mesmo.

E, como a meditação atua no córtex pré-frontal, ela tem efeito direto na concentração e no aprendizado.

Por fim, a meditação também atua no lobo parietal, o que nos ajuda a lidar melhor com estímulos externos que podem nos levar a sofrer dos sintomas já citados.

5 – Saia do mundo online para melhorar a concentração

A tecnologia trouxe vários benefícios para a civilização e ainda trará vários outros.

Mas, com ela, também vem os problemas.

Já percebeu como cada vez mais pessoas brilhantes se enchem de informações e acabam não dando o pontapé inicial em suas vidas? Seja em um novo negócio, relacionamento, hábito, etc.

O excesso de informação, muitas vezes, causa esse congelamento nas pessoas, pois são tantas informações que não sabemos como proceder.

Então, não se esqueça de tirar um tempo livre para ficar longe do computador, celular, tablet, televisão e outros aparelhos que lhe mantém conectado ao mundo.

.

.

.

Um dos problemas do século 21 é o vício em dispositivos eletrônicos, como os celulares.

Esses aparelhos nos trazem diversos benefícios, mas o uso em exagero atrapalha a nossa vida.

Se você quer melhorar a concentração, saiba que é essencial saber lidar com isso. E uma boa forma de começar é seguir as dicas do nosso artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *